sábado, 27 de abril de 2013

Top 10 curiosidades sobre o Japão (Nihon)


 
  O Japão, além de ser maravilhoso, possui várias curiosidades, crenças e costumes diferentes e que valem a pena vocês tomarem conhecimento. Acho que um coisa ou outra vocês já devem ter ouvido falar, ou até mesmo já sabiam. Mas não custa nada dar uma espiadinha no resto do conteúdo, não é mesmo? 
   Então vamos para o nosso top 10 curiosidades do "Nihon" (Nihon significa "Japão" em japonês):


1. O número quatro é uma das superstições mais populares. Devido a sua pronúncia (SHI) ser a mesma da palavra morte (SHI). É comum encontrar edificações que não possuem o quarto andar. 


2. Em muitos hospitais, evita-se usar leitos com os números 9 e 42 pois a pronúncia deles, respectivamente, significam dor e morte.


3. O sinal de positivo com o dedo quer dizer namorado. Para se referir à namorada, se levanta o mindinho.


4. Considera-se falta de educação abrir um presente na frente de quem deu.


5. Existe uma lenda japonesa que conta que os deuses atiraram ao mar sua lança poderosa e o impacto dela com as águas fizeram espirrar 4.223 gotas. Essas gotas se transformaram nas ilhas que formam o arquipélago do Japão. 


6. O Grande Buda, em Nara, foi construído no século VII. Tem 16,2 metros de altura e é a maior estátua de metal fundido do mundo!


7. No Japão as pessoas não podem entrar em suas casas ou nas casas de outras pessoas com o sapato que estavam andando na rua para não sujar a casa e também para que as energias impuras da rua não invadam a harmonia do lar, ou seja, é tanto uma questão de higiene física como de higiene espiritual.


8. No Japão existem três maneiras de dizer eu te amo, a primeira é ‘’Daisuki’’ que pode apenas ser dita para amigos e ficantes, a segunda é ‘’Aishiteru’’ que pode apenas ser dita quando se está em um relacionamento mais sério e a terceira é ‘’Koishiteru’’ que você diz apenas para a pessoa que quer passar o resto da vida junto.


9. Para ter sorte e prosperidade no ano novo, a receita especial dos japoneses é o mochi, bolinho de arroz ligeiramente adocicado. O bolinho deve ser comido na primeira refeição do dia 1º de janeiro.


10. Assim como qualquer outro país, o Japão também possui seus feriados nacionais. Destaque para o Dia do Verde (29/04), instituído após a morte do imperador Hirohito, o Dia da Constituição (03/05) e o Dia das Crianças (05/05). Como esses feriados são muito próximos, boa parte dos trabalhadores aproveita para tirar a chamada Golden Week, semana de ouro.


   Viram só? Além dessas, o Japão ainda esconde muitos segredos sobre sua cultura, e pretendo postar ao máximo sobre tudo o que acontece por lá! Fiquem ligados!